top of page
Buscar
Foto do escritorPuppies & Cia

Quer ter um Cão? Conheça os cuidados necessários!


TEMPO: Ter um cão exige tempo!

É fundamental perceber primeiro que tipo de cão se adequa mais ao seu estilo de vida para evitar inadaptações de ritmos, experiências desagradáveis e um eventual abandono.

Um cão é um ser sociável por natureza que necessitará de ir à rua ao longo de toda a sua vida! Existem raças mais enérgicas para as quais o “ir à rua” representa muito mais do que ir fazer as necessidades, por isso, caso não tenha tempo ou paciência para longos passeios ao ar livre, opte por raças menos enérgicas.

Tenha igualmente em conta que um cachorrinho vai exigir mais tempo, por ser necessário treiná-lo, do que um cão adulto, no entanto, ao longo de toda a vida do cão, é muito importante continuar a definir regras e traçar limites.



ALIMENTAÇÃO e SAÚDE:

Quer compre ou adote um cão, a realidade é que deve ter presente a existência dos custos fixos associados: alimentação, vacinação, desparasitação periódica e idas, no mínimo anuais, a um veterinário. Caso não pretenda fazer criação deve ponderar esterilizar o seu cão (macho ou fêmea) uma vez que os benefícios para a saúde e comportamentais são muitos.

Hoje em dia um cão é considerado um elemento da família. Este já não só não come as sobras das nossas refeições como o que come e a forma como o faz estão sujeitos a condicionalismos humanos. É sabido que os cães tendem a comer depressa e que isso não é benéfico para a sua saúde, mas hoje em dia já existem dispensadores automáticos de comida que permitem não só programar e regular o horário das refeições como também dispensar pequenas quantidades de comida para que o seu cão coma mais lentamente.



CONFORTO:

No que ao conforto diz respeito, e sobretudo no que toca a cães, este nunca é um investimento para a vida. Muito menos se estivermos a falar de um cachorrinho! Se for este o caso, deve preparar-se para um investimento inicial mais avultado em camas e/ou mantas até que este deixe de as roer.

Já um cão adulto, que dorme em média 9h por dia, vai precisar de algo melhor e mais permanente, seja uma cama, uma casota, uma almofada, para que este possa descansar enquanto espera ansiosamente pelo seu regresso a casa. Mas não se iluda, independentemente da idade do cão, nunca terá garantias de um dia 100% livre de disparates. Aceite que o seu cão é um espírito livre…e irracional e limite o acesso a algumas áreas da casa para limitar também os dissabores.



ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS vs ACESSÓRIOS EXTRA:

Como acessórios indispensáveis considere uma boa coleira e uma boa trela, sendo que ambas devem ser adequadas ao peso e porte do cão. Considere também a compra de alguns brinquedos próprios para roer que o mantenham ocupado durante o dia. Como extras deve considerar as roupas caninas mas atenção ao traçar o limite entre o que é o mundo da moda canina e o que garante o bem-estar e segurança do seu cão.

Considera todas as roupas caninas supérfluas? Pense duas vezes! Sabia que há coletes refletores para animais? E coleiras com led’s que asseguram a visibilidade noturna do seu cão até cerca de 300 metros de distância.



DEDICAÇÃO e Responsabilidade

Deve ter o cuidado de ir à rua com o cão e garantir que não o perde de vista. É muito importante a colocação de um chip no cão pois este pequeno dispositivo, que armazena os seus dados, irá permitir que, caso o cão se perca, seja rapidamente associado a si, através de um leitor de chips. Caso prefira uma opção mais económica pode comprar uma chapinha para a coleira e mandar gravar o nome do cão e os seus contactos no verso. O importante é garantir que, caso o cão se perca, existe alguma forma de o ligarem a si!

Agora que já captámos a sua atenção para o facto de um cão exigir bastante dedicação e cuidado, arrisque e adote um cão pois não vai querer privar a sua família de tal experiência e companhia para além de que são conhecidos inúmeros benefícios decorrentes de ter um cão, sobretudo para as crianças.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page