Ter um animal de estimação requer amor, paciência e muito tempo.
A escovagem nos cães é tão importante quanto o banho, pois assim é possível prevenir o surgimento de nós que podem incomodar ou mesmo ferir os bichinhos.
Apesar da grande importância que essa prática possui, nem todos os tutores fazem a escovagem e quando fazem, nem sempre é da maneira correta ou com o material ideal.
Por essa razão, separamos algumas dicas para você fazer da escovagem um momento de relaxamento e até de diversão para os cães.
Porque é tão importante escovar os pêlos do cão?
Os cães estão sempre com pêlos novos nascendo e perdendo os antigos. Alguns desses caem sujando a casa ou outros lugares por onde o cão passa, enquanto uma outra porção fica no corpo do pet, e por isso podem causar nós que podem ferir o animal e/ou até mesmo podem ser ingeridos pelos próprios cães quando eles se lambem. Por essas razões, é importante a escovagem, prevenindo dores de cabeça para os tutores e problemas na saúde do cão.
Além disso, se ao nosso amiguinho de quatro patas é apresentado a escovagem desde cedo e essa prática é realizada da maneira correta, então será um momento muito prazeroso e relaxante para o cão, pois assemelha-se a uma forma de carinho e é um tempinho extra que o pet pode desfrutar da companhia dos papás ou mamãs humanos.
Dicas de como fazer uma boa escovagem
O pêlo do animal: É preciso, antes de tudo, entender qual é o tipo de pêlo do seu cachorro. Existem raças que possuem a pelagem grossa e com fios duplicados, enquanto que há outras que têm como característica o pelo mais liso. Cães sem raça definida, os famosos vira-latas, que tendem a ter todo tipo de pelagem, seja curta, comprida, grossa, fina, entre outras. Sendo assim, identifique o tipo de pêlo do cão.
Escova: Identificada a pelagem do cão, é hora de comprar a escova ideal para esse tipo de pêlo. Sim, existem escovas que servem para determinados cães e para outros não. Alguns exemplos de escovas são, a cardadeira, indicada para remover bolas de pêlos e os que ficam soltos no corpo do cão; cardadeira de sub-pêlo, para cães que têm muito pêlo; desembaraçador, que como o próprio nome diz, desembaraçar os pêlos; escova de pinos, serve para pentear as pelagens média e dura; pente, no caso de cães com a pele sensível; e a luva cardadeira, que deve ser usada apenas em cães de pelos curtos;
Modo de escovar: O indicado é pentear os pêlos do cão no sentindo em que eles nascem. Sempre de baixo para cima. Seja firme quando houver nós, mas no geral passe a escova com calma para não ferir o bichinho e nem deixar os fios quebradiços. Se por acaso o nó não esteja saindo, aplique loções de desembaraçador de pêlos, eles podem ser encontrados em lojas especializadas. Além disso, lembre-se de que é para escovar o pelo do cão e não a pele, por isso muito cuidado;
Ambiente para escovagem: Nem todos os pêlos que estavam soltos no corpo do cão vão ser fisgados pela escova alguns vão sair no chão, por essa razão, quando for escovar o pet opte por ambientes abertos ou use toalhas no chão, evitando assim sujidade em casa ou até mesmo crises em pessoas alérgicas;
Momento alegre: Quando for escovar fique no mesmo plano que o cão, para que vocês fiquem próximos. Aproveite para conversar com seu melhor amigo de quatro patas, faça carinho e, ao final, presenteie o seu cachorro com algum prémio, que podem ser petiscos ou até brinquedos novos;
Período de escovagem: Passe aproximadamente 10 minutos escovando o pêlo do cão, tomando os devidos cuidados com as regiões mais sensíveis como o rosto e as orelhas. Cães que possuem pelo curto devem ser escovados uma vez na semana, já os que possuem pêlo grande devem ser escovados de três a quatro vezes por semana.
Comments